Livro mostra o surgimento da indústria brasileira durante os primeiros anos da Era Vargas

Autora analisou documentos da CIESP e FIESP, entre 1930 e 1932, para reconstruir a origem dessa burguesia industrial

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Revolução e Contrarrevolução: a burguesia industrial paulista e o governo Vargas (1930 a 1932)

Foi lançado recentemente o livro Revolução e contrarrevolução - A burguesia industrial paulista e o governo Vargas (1930-1932), (Maria Antonia Edições, 264 páginas). A obra nasceu da dissertação de mestrado de Jullyana Lopes Luporini Barbosa de Souza, do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Release do livro

A burguesia que a pesquisa de Jullyana Luporini descortina é marcada pelo “cálculo pragmático e racional”, o que permite àquela classe social se recolocar nas diferentes conjunturas políticas, mas também impede que assuma a hegemonia (também por sua característica fragmentária e dependente). Qualquer fricção interna das classes dominantes é superada pelo seu interesse comum maior, o de evitar ao máximo a extensão da cidadania social à classe trabalhadora. O mínimo do mínimo só é cedido quando a ameaça social é maior do que sua capacidade de resistir. A máxima de Lampedusa, citada em epígrafe pela autora, expressa o instante em que se percebe que, às vezes, é preciso que algo mude, mas jamais se torne uma Revolução.

Sem uma Revolução, o circuito se fecha. Mas Jullyana Luporini, estudando nas difíceis condições que o país impõe à ciência, ultrapassou outros bloqueios e nos brindou com um livro que é uma contribuição relevante à historiografia brasileira.

Lincoln Secco, professor livre-docente do Departamento de História da USP

A autora
Jullyana Luporini de Souza é mestra pelo programa de História Econômica da Universidade de São Paulo. Possui graduação pela mesma instituição, concluída em 2014. Desenvolveu pesquisa com financiamento da CAPES na área de história do brasil republicano; história das industrias; burguesia industrial paulista. Possui experiência em gestão de arquivos populares. Mestranda em Memória e Acervos na Instituição Casa de Rui Barbosa.

O livro pode ser adquirido no site da Maria Antônia Edições.

Com informações da Maria Antônia Edições e do lattes da pesquisadora