Curso de informática promove integração e inclusão digital entre funcionários

Voltado para servidores e terceirizados da FFLCH, os participantes puderam se familiarizar e assimilar técnicas de computação ao longo de cinco dias de curso

Por
Isadora Batista
Data de Publicação
Editoria

Os funcionários da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP foram contemplados com um curso de informática básica na última semana, ministrado por Nelson Alves Caetano, do Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP), com auxílio de Thiago Veríssimo, chefe da Seção Técnica de Informática.

O curso teve duração total de cinco dias, com aulas de 4 horas diárias e atendeu servidores e terceirizados. Nelson Caetano aplicou o método PBL (Problem Based Learning) de ensino, que consiste na aprendizagem baseada em problemas, reunindo problemáticas das áreas de cada um e aplicando na informática. “O curso esteve focado na inclusão digital e também na reinserção funcional, através da aquisição de novas habilidades com as ferramentas computacionais”, explica.

A atividade foi destinada aos que não tinham acesso ou que tinham conhecimento básico de computação. Para Nelson, o curso, além de atender o objetivo principal de inclusão digital dos funcionários de nível básico de áreas que estão extintas ou em fase de desativação, permitiu também a integração entre as pessoas, proporcionando uma interação didática. 

Ao todo, 35 pessoas participaram da atividade e todos receberão certificado do sistema Apolo. Para a continuidade e prática do que já foi aprendido, os cursos de Informática de nível intermediário e avançado já estão sendo planejados. A ideia da diretoria da Faculdade é que haja uma agenda anual para esses cursos de difusão.

No primeiro dia de curso, Nelson realizou uma introdução básica à informática explicando conceitos, como hardware e software, e o funcionamento da máquina do computador, demonstrando, com um CPU aberto, a funcionalidade de cada parte dele. No segundo dia, o tema foi Google Worksplace e Sistemas USP, focando no uso prático dessas ferramentas. Os últimos três dias foram utilizados para o aprendizado sobre Pacote Office, os alunos conheceram a interface do Word, PowerPoint e Excel e desenvolveram projetos em cada ferramenta, com a construção de problemáticas profissionais e finanças pessoais.

Maria Alice Santos da Cruz, da Comissão de Pesquisa e Inovação, participou do curso e entendeu que, estando em seu primeiro serviço com contato direto com ferramentas digitais, precisava de aperfeiçoamento. Ela, ainda, ressalta a importância de haver outros cursos como esse: “Deveria ter muito mais cursos para os funcionários. Esses cursos despertam o interesse e ampliam os horizontes para a possibilidade de ir para outras áreas”.

Maria Rosa Gazineo, da Assistência Técnica Financeira, afirma a importância da continuidade dessa atividade. “É muito útil, porque sempre tem alguns recursos, algumas manhas que nós não dominamos, às vezes nós precisamos de outros colegas para conseguir desenvolver nosso trabalho. Acho que deve ter continuidade (do curso), sim, para o nosso crescimento profissional”.

Além de servidores, funcionários terceirizados também puderam realizar o curso. Jefferson Lira, agente de higienização da Viva, disse ter participado para relembrar o que já havia aprendido em outro curso anos atrás e conhecer o que ainda não tinha contato, enfatizando o uso do Excel para finanças pessoais.