Livro traz ensaios inéditos sobre a obra de Graciliano Ramos

Coletânea oferece novas perspectivas de leitura sobre a vida e obra de um dos maiores nomes da literatura nacional

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

.

O livro Graciliano Ramos, a paixão medida: ensaios  de interpretação da obra (Editora Hucitec, 304 páginas), será lançado no dia 17 de junho de 2025, terça-feira, às 17 horas, na Livraria Martins Fontes, Rua Dr. Vila Nova, 309, São Paulo (SP). 

Organizado pelos professores Erwin Torralbo Gimenez, Fábio Cesar Alves e Simone Rossinetti Rufinoni, docentes de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o livro reúne 13 estudos sobre a obra do autor. O prefácio é da autoria de Luís Bueno.

Chega ao público uma obra de grande importância para os estudos literários brasileiros: um livro organizado e escrito por especialistas na vida e obra de Graciliano Ramos que reúne importantes ensaios e apresenta novas perspectivas de leitura sobre um dos maiores escritores do século XX. Reconhecido por sua escrita sóbria, crítica e engajada, Graciliano Ramos destaca-se especialmente pelo estilo peculiar, capaz de formalizar uma experiência a um só tempo pessoal e coletiva.

O volume, de artigos inéditos,  explora aspectos fundamentais da produção do autor, como a relação entre a sua escrita e a experiência na prisão, as especificidades do seu estilo e o acentuado grau de experimentalismo de sua escrita, ao mesmo tempo em que desafia interpretações consagradas por meio de abordagens inovadoras.

A publicação representa um marco essencial para estudiosos, leitores e admiradores do escritor, ao evidenciar o papel de Graciliano como observador atento do mundo ao seu redor. Sua narrativa austera traduz traumas e vivências pessoais, enquanto expressa uma visão crítica da realidade social, refletindo também sua significativa influência na renovação estética do Modernismo brasileiro e na literatura engajada das décadas de 1930 a 1950.

Compondo um vasto painel da produção do escritor (romances, contos, crônicas, memórias), o livro aborda também o diálogo da obra de Graciliano com outras artes, especialmente o cinema e a música.

Este volume é, assim, uma homenagem à complexidade e ao vigor de um dos maiores nomes da literatura nacional, cuja obra continua a reverberar com relevância acadêmica e cultural no cenário contemporâneo.

Organizadores:
Erwin Cesar Alves; Fábio Cesar Alves e Simone Rossinetti Rufinoni, professores de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP.

O livro poderá ser adquirido no site da Hucitec Editora
Com informações da Hucitec Editora