Aucani e Pró-Reitoria de Cultura de Extensão lançam edital para propostas de cursos de curta duração com universidades estrangeiras

Docentes podem enviar seus projetos até 21 de julho. O valor das bolsas para mobilidade internacional é de R$ 14 mil por participante

Por
Rafael Dourador
Data de Publicação
Editoria

Mulher estudando
Imagem: Pixabay

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e com Santander Universidades, abriu o período de recebimento de propostas para duplas de docentes ministrarem cursos no USP Academy. O objetivo do edital 2088 é fortalecer as parcerias internacionais da Universidade de São Paulo e proporcionar novos aprendizados para estudantes entre os dias 13 e 31 de julho de 2026.

A iniciativa faz parte do Programa de Mobilidade Internacional Santander para docentes de diferentes unidades da USP, mas doutorandos e servidores técnicos e administrativos também podem participar no apoio da atividade. Isto porque o edital prevê a seleção de 15 projetos formados por equipes de quatro pessoas — dois docentes, um doutorando e um funcionário da USP. Esses quatro participantes deverão ter o mesmo vínculo com a Universidade durante o período da proposta e não podem ter recebido nenhum auxílio ou bolsa Santander nos últimos 24 meses.

As propostas devem ser enviadas por apenas um dos docentes das equipes até 21 de julho, pelo formulário de inscrição. No projeto, é necessário indicar uma proposta de curso de curta duração, destacando os aspectos de internacionalização. O curso deve ser pensado para grupos de, no mínimo, 20 intercambistas, desconsiderando possíveis participantes na forma remota. Além disso, terão de apresentar no formulário um plano de atividades, com um cronograma da missão, um convite dos anfitriões nas universidades estrangeiras aos participantes e as funções de cada membro durante a mobilidade internacional.

Como parte da inscrição do projeto, os integrantes da equipe precisarão fazer seus registros individuais na plataforma Santander Open Academy também até 21 de julho. A pré-seleção de propostas está prevista para 29 de julho de 2025, a partir das 16h00. Já o resultado definitivo será divulgado em 01 de agosto, a partir das 16h00.

Uma comissão avaliará os projetos com base em: adequação da proposta ao objetivo do edital; internacionalização e abrangência da abordagem dos temas; relevância acadêmica das parcerias envolvidas na proposta; e coerência da articulação temática, conforme apresentado nos itens do formulário de inscrição.

Após o aceite da proposta, a USP fará a mediação para o pagamento das bolsas nas contas dos participantes. Eles poderão utilizar o auxílio no período de mobilidade internacional, que está previsto para ocorrer entre 01 de setembro de 2025 e 12 de julho de 2026 com duração mínima de cinco dias no destino.

O edital indica que “proponentes não contemplados com o benefício financeiro poderão, se assim o quiserem, oferecer o curso dentro do USP Academy 2026 e contarão com apoio para a divulgação da oferta e estruturação dos cursos” promovidos pelo Escritório de Valorização da Extensão (EVEx), da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.


Professor da FFLCH participou do USP Academy 2025
USP Academy é uma iniciativa da Universidade de São Paulo que tem como objetivo oferecer cursos gratuitos de curta duração para estudantes de graduação e pós-graduação. As temáticas variam nas áreas de Humanidades, Ciências e Ciências Biológicas. Em conjunto com o Santander, os proponentes selecionados ganham a oportunidade de viajar para outros países e aprofundar suas pesquisas.

O professor Heitor Frúgoli Jr., do Departamento de Antropologia da FFLCH, foi um dos contemplados da edição anterior. Trabalhando ao lado de Paulo César Garcez Marins, docente do Museu Paulista, ele propôs o curso Desafios do patrimônio cultural urbano: diversidade, lugares e práticas, que teve como convidados os docentes Manuel Delgado, da  Universidade de Barcelona, e Mônica Raisa Schpun, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (França).

“Nós oferecemos um curso de extensão de 30 horas no Museu Paulista. Eu trabalhei com o patrimônio cultural do ponto de vista da antropologia urbana e o Paulo trabalhou do ponto de vista da história. Combinamos as aulas sobre o contexto brasileiro com perspectivas internacionais. O professor Manuel Delgado falou, por exemplo, do patrimônio do ponto de vista do contexto da Cataluña, e a Mônica abordou do ponto de vista da perspectiva de uma pesquisa que ela desenvolve em Paris sobre o Brasil”, explicou Heitor Frúgoli.

Além das aulas teóricas, os participantes também fizeram visitas guiadas pelo centro de São Paulo. Eles passaram por pontos como a Praça da Sé, o Pátio do Colégio e o bairro da Liberdade. O docente destaca as diferentes trocas que tiveram durante toda a experiência, especialmente pela participação de estudantes intercambistas no curso. “O balanço que nós fizemos dessa experiência foi muito interessante, porque teve a ampliação do conhecimento deles com relação à realidade brasileira e também nosso nas trocas dos desafios da preservação do patrimônio em contextos latino-americanos. Tanto as semelhanças, as coisas que se aproximam, quanto as diferenças também muito significativas”, conta.

Heitor Frúgoli Jr
Professor Heitor Frúgoli Jr. visitou centros de antropologia urbana em Tarragona e Barcelona (Foto: Heitor Frúgoli / Arquivo Pessoal)

Ainda pelo edital, Heitor Frúgoli e Paulo Marins viajaram para as instituições parceiras dos professores convidados. Enquanto o antropólogo foi à Espanha em maio para aprofundar seus estudos da bibliografia de Manuel Delgado, Paulo Marins viajou à Paris. Frúgoli aponta que a estadia de duas semanas no exterior foi muito enriquecedora para seu crescimento acadêmico e recomenda a oportunidade para colegas.